segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Janela do Céu.

Olá Aventureiros!
Desta vez venho contar uma experiência magnífica que passei em Conceição de Ibitipoca, MG, fui para conhecer a famosa Janela do Céu, mas me deparei com uma infinidade de lugares magníficos, simplesmente não conseguia parar de caminhar, era tantas trilhas, tantos lugares que me perdi em meu próprio entusiasmo, quando me recuperei do transe entusiástico já tinha percorrido quase todo o parque, mais de 21 Km, entre trilhas, grutas, cumes e cachoeiras.
O Parque.
Administração.
Fiquei acampado no próprio Parque Estadual do Ibitipoca, ele possui uma ótima área de camping, mas aconselho fazer reserva antes, apesar de amplo também é bem movimentado, as instalações do parque são ótimas, ideal para acampar em família. Achei o parque bem administrado e bem organizado, mas junto com a organização vem as regras, e por ser uma área de preservação ambiental essas regras aumentam, como horário de entrada e saída do parque.
Camping.
Vamos trilhar.
As trilhas do parque são distribuídas em forma de circuito, os circuitos são divididos em três partes, Janela do Céu, Pico do Pião e Circuito das Águas.
Decidi iniciar minha jornada pelo caminho mais próximo para Janela do Céu, a trilha mais parece uma rua, se fosse permitido acredito ser possível fazer toda trilha com um carro alto. Sempre bem sinalizada com placas indicando direção e distancia, mas não pense que será moleza, no inicio o caminho é íngreme, a vegetação rasteira e você caminha sempre sobre a rocha, o que intensifica ainda mais o calor e desgaste físico, fui durante o inverno, mas fui agraciado com um dia de Sol, com poucas nuvens no Céu, fiz todo o percurso sob um Sol escaldante, mas não me atrapalhou em nada, muito pelo contrario me deu mais animo.
Em todo caminho as paisagens são lindas, de tirar o fôlego, a primeira parada é no Cruzeiro, não vou me rasgar em seda sobre o visual, vou deixar as imagens falarem por si.
Cruzeiro.
Alguns metros à frente o primeiro desvio, para a Gruta da Cruz, uma das menores e minha preferida, a luz q entra por suas fendas e aberturas no teto, deixa todo ambiente com um charme especial.
Gruta da Cruz.
Seguindo em frente cheguei a Lombada, um mirante magnífico, e um dos mais altos do parque, após a Lombada a trilha começa a se alternar entre subidas e descidas, em uma dessas descidas chega-se a bifurcação das Grutas dos Moreiras, dos Fugitivos e dos Três Arcos, visitei todas e segui em frente, não se esqueça de levar lanterna, pois algumas grutas são bem grandes, como a Gruta dos Moreiras.
Gruta dos Moreiras.
Saindo das grutas subi a trilha em direção a Janela do Céu, passei pela Cachoeirinha, à mais linda nesse dia, achei simplesmente magnífica, não resisti e dei um belo mergulho, água gelada, e com o Sol que estava caiu como uma luva, fiquei ali mais tempo que o programado, mas a beleza e água refrescante não me deixavam sair.
Cachoeirinha.
Me despedi da Cachoeirinha e segui para Janela do Céu, havia passado alguns metros, então voltei em direção a Janela do Céu, chegando nela você percebe que o nome faz jus ao nome, é surpreendente o visual, impossível não se admirar, após varias fotografias e alma revigorada, decidi seguir para o Pico do Pião, o caminho é longo, mas o visual é compensador, antes de chegar ao cume do Pico do Pião uma passada nas Grutas do Pião e dos Viajantes, ai sim cheguei ao Pico do Pião, sem duvida o mirante mais bonito do parque, um mar de montanhas sumindo no horizonte, nessa hora que me dei conta, o Sol já estava baixo e as pernas já não era a mesma, descansei um pouco e decidi voltar direto para o camping, sem mais paradas, acelerei o passo a fim de chegar antes de escurecer, foi difícil passar pela placas indicativas e não da uma espiada, mas sabia que já estava cansado e ainda tinha todo Circuito das Águas para conhecer no dia seguinte,  dia que vocês conheceram no próximo post.
Janela do Céu.
Esse foi meu primeiro dia no Parque Estadual do Ibititipoca, espero que tenham gostado.

Relógio de Sol Equinocial.